Nesta quinta-feira (8), as Comissões de Cultura e de Educação da Câmara dos Deputados farão debate conjunto sobre experiências educacionais voltadas à cultura de paz e educação para a paz. A audiência pública foi proposta pela líder do PCdoB na Casa, deputada Jandira Feghali (RJ).

Jandira Feghali demonstrou preocupação com a violência sistêmica que tem sido observada no Brasil, sendo grande parte dela relativa às escolas e seu entorno. O objetivo da discussão nas comissões é buscar uma solução para o problema.

Para a líder da Bancada do PCdoB, adolescentes e adultos sofrem cotidianamente com violência direta, como agressão e bullying, e com a violência indireta, como a falta de condições materiais da escola. No Brasil, estudos sobre essa realidade começam a surgir em diversas universidades. Dezenas de cidades também desenvolvem projetos cotidianos de educação para a paz, gerando mudanças no foco do enfrentamento das violências para a aprendizagem da não-violência ou da paz.

Algumas dessas ideias já estão contempladas no Plano Nacional de Educação (2014-2024). No texto, consta que o combate à violência também envolve a garantia de políticas de combate à violência na escola, inclusive pelo desenvolvimento de ações destinadas à capacitação de educadores para detecção dos sinais de suas causas, como a violência doméstica e sexual, favorecendo a adoção das providências adequadas que promovam a construção da cultura de paz e um ambiente escolar dotado de segurança para a comunidade.

Convidados

Foram convidados para o debate a secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ivana Bentes; o deputado estadual do Paraná Péricles Holleben Mello, que é professor licenciado da Universidade Federal do Paraná (UFPR); a assessora especial do Ministério da Educação, Helena Singer; o diretor do Departamento de Políticas, Programas e Projetos do Ministério da Justiça, Anael Aymoré Jacob, entre outros.