Em tramitação no Congresso Nacional, o Projeto de Lei (PL) 3066/15, de autoria do deputado Rubens Pereira Jr (PCdoB-MA), propõe a criação da Universidade Federal da Baixada Maranhense (UFBAM). O parlamentar afirma que a iniciativa, se aprovada, atenderá à forte demanda educacional. “São 21 municípios, com uma população estimada em um milhão de habitantes – o que corresponde a um quarto da população maranhense, que não contam com nenhuma universidade federal."

A região possui um imenso potencial hídrico, que pode desenvolver tanto a indústria pesqueira quanto facilitar a instalação de indústrias de outros segmentos. “Essas políticas de desenvolvimento são necessárias a uma região com um dos menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, e a criação de uma universidade federal tem papel central”, afirmou Rubens Júnior.

Maranhão deve receber mais universidades

Em 2015 já foram aprovadas, na Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara, a Universidade Federal do Leste Maranhense e a Universidade Federal do Oeste Maranhense nas regiões de Caxias e Imperatriz. Os projetos, conforme aponta o autor, deputado Rubens Júnior, promoverão o desenvolvimento econômico local para 3 milhões de pessoas. "São polos econômicos do Maranhão, que têm carência de capacitação com qualidade e técnica." No total, 96 municípios serão contemplados com a melhoria do nível de formação acadêmica.

*Com informações da Ascom do deputado Rubens Pereira Júnior