Nesta semana, a Bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados fez reunião-almoço com a embaixadora da Venezuela no Brasil, María Lourdes Urbaneja Durant, com o objetivo de estreitar ainda mais as relações entre os dois países.

No encontro, ficou definido mobilização dos parlamentares para reativar o grupo de amizade Brasil-Venezuela para reforçar estratégias conjuntas de luta na América Latina. A presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) irá articular a iniciativa.

O fortalecimento da relação ajudará no enfrentamento de desafios. “A tentativa de desmontar a experiência venezuelana é cotidiana. Estamos submetidos às mesmas tentativas de golpe”, diz a líder da Bancada, deputada Jandira Feghali (RJ).

Para Urbaneja Durant, o Parlamento brasileiro tem papel fundamental. “O Brasil é um país estratégico para enfrentarmos esta contraofensiva na América Latina para desconstituir nossos governos democráticos”.

Na avaliação da deputada Luciana Santos (PE), presidente nacional do PCdoB, o acirramento político tem impacto na região. “Precisamos de uma atitude vigilante no Parlamento para praticar um debate político profundo e fazer o que foi possível para garantirmos a paz.”

Líder do PCdoB no Senado, a senadora Vanessa Grazziotin (AM) prestou solidariedade e se colocou à disposição para ajudar nas questões venezuelanas.