Nesta segunda-feira (20), foi realizada uma cerimônia de reinauguração do busto de Alberto Santos Dumont no Aeroporto Juscelino Kubitschek em Brasília. O evento comemorou o 142º aniversário do pai da aviação.

O monumento em homenagem a Dumont foi colocado em um espaço em frente terminal de desembarque. Antes, o busto estava instalado em uma área dentro do aeroporto.

A deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG) esteve presente na solenidade representando a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da qual é presidente.

A cerimônia foi presidida pelo comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, e também contou com as presenças dos comandantes da Marinha, almirante Eduardo Leal Ferreira; do Exército, general Eduardo Villas Bôas, e do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi, entre outras autoridades militares.

Rossato destacou que “o empreendedorismo e a visão do Patrono da Aeronáutica já sinalizavam qual a proa a ser mantida pela nossa grande aeronave, tal qual, o compromisso de estar convenientemente equipada e preparada, buscando ampliar a sua capacidade de manter soberano o espaço aéreo da Pátria”.

A missão do Comando da Aeronáutica é o princípio para todo o planejamento institucional, já que ampara as estratégias a serem implementadas, os projetos e as atividades nas quais os esforços devem ser concentrados.

“Lembrem-se, foi a partir de um ideal, transformado com maestria em trabalho, que os caminhos da humanidade ganharam novas dimensões”, reforçou o comandante na mensagem alusiva à data.