Durante cerimônia comemorativa dos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) recebeu a medalha da Ordem do Mérito Naval por prestar relevantes serviços à Marinha. O evento, realizado na manhã de quinta-feira (11), em Brasília, contou com a presença do vice-presidente da República, Michel Temer, e do ministro da Defesa, Jaques Wagner.

“Essa medalha nos honra muito, porque partiu de uma iniciativa na Comissão de Cultura de valorizarmos os museus da Marinha. Isso é memória, é história e é, sem dúvida, cultura”, disse Alice, que presidiu o colegiado em 2014. Na ocasião, a parlamentar destinou, por meio de emendas apresentadas pelo colegiado ao Projeto de Lei Orçamentária para 2015, R$ 35 milhões de reais ao Espaço Cultural da Marinha. A verba deve utilizada no projeto do Museu Marítimo, situado no Rio de Janeiro.

Segundo Alice, o objetivo da emenda era preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural da Marinha, contribuindo para a conservação de sua memória e para o desenvolvimento da consciência marítima brasileira.

Batalha do Riachuelo

O dia 11 de junho é lembrado há 150 anos pela decisiva Batalha Naval do Riachuelo, que aconteceu em 1865, durante a Guerra da Tríplice Aliança. A batalha travou-se às margens do rio Riachuelo, um afluente do rio Paraguai, na província de Corrientes, na Argentina.

Essa batalha foi disputada entre paraguaios e brasileiros. O Paraguai, sem conexão com o mar, queria controlar os rios da Bacia do Prata para ganhar uma saída para o Oceano Atlântico. A batalha foi decisiva na Guerra da Tríplice Aliança (união entre Argentina, Brasil e Uruguai) contra o Paraguai, naquele que foi o maior conflito militar na América do Sul. A importância da vitória nessa batalha é que o Paraguai tinha a iniciativa na guerra e a Marinha brasileira inverteu a situação, garantiu o bloqueio e o uso dos rios na guerra.