No último sábado (25), um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter estremeceu o Nepal, deixando mais de três mil mortos e quase sete mil feridos. O tremor é o mais violento dos últimos 80 anos no país asiático. A força do terremoto foi sentida também em Bangladesh, Índia, China, Paquistão e no Monte Everest, onde uma avalanche provocada pelo abalo deixou vários mortos.

A presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Jô Moraes (PCdoB-MG), encaminhou mensagem ao encarregado de Negócios do Nepal no Brasil, Rishi Raj Acharya, manifestando solidariedade à população nepalesa. “Apesar da distância geográfica somos um só povo, uma força única de fraternidade, esperança e fé”, afirma Jô no comunicado.

Até o momento, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, nenhum brasileiro está entre as vítimas fatais. O governo nepalês tem pedido ajuda internacional para conseguir atender às necessidades da população e iniciar as operações de resgate. Até o momento, vários países enviaram ajuda e equipes especializadas. A comunidade internacional está se mobilizando para entregar toneladas de bens essenciais para a população do Nepal.