A Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras realizou nesta terça-feira (31) sua primeira reunião para planejar as atividades do grupo. A ideia é estabelecer contato com os movimentos sociais do país para articular agendas comuns de atos em defesa da estatal petrolífera, além das mobilizações estaduais.

De acordo com o presidente da Frente, deputado Davidson Magalhães (PCdoB-BA), o grupo fará ainda um levantamento dos projetos existentes na Câmara e no Senado que se referem à Petrobras. Ao mapear os projetos das Casas, os parlamentares poderão identificar possíveis ameaças à estabilidade da companhia, além de combater as tentativas de privatização da empresa.

“Este é o momento de união em defesa de um patrimônio do povo brasileiro, pois, ao tempo em que se faz necessário a punição dos culpados na operação Lava Jato, por outro lado, é inadmissível que todo o capital institucional e o seu valor de mercado sejam dilapidados. A Petrobras hoje representa 15% dos investimentos do país e 10% do nosso PIB”, destaca Magalhães.

A Frente Parlamentar é integrada pelos deputados Aliel Machado (PCdoB-PR), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Vicentinho (PT-SP), Zeca do PT (Mato Grosso do Sul), e pelos senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Roberto Requião (PMDB-PA), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) e Fátima Bezerra (PT-RN).