A Petrobras continua como uma empresa financeiramente saneada, de grande poderio econômico, e precisa retomar com urgência os trabalhos para implantação das refinarias no Ceará e no Maranhão, para ampliar o refino de petróleo no Brasil e aumentar o valor agregado à produção nacional. Essa foi a conclusão da audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, na quarta-feira (25), na Comissão Externa sobre as refinarias Premium I e II, a serem instaladas no Ceará e no Maranhão. A comissão é integrada pelos deputados Chico Lopes (PCdoB-CE) e Rubens Pereira Jr (MA).

Um estudo detalhado sobre a empresa foi apresentado pelo consultor legislativo da Casa, especialista no setor petrolífero internacional e ex-servidor da Petrobras, Paulo César Ribeiro Lima. Segundo ele, a Petrobras continua como uma das maiores e mais poderosas companhias do mundo.

“Foi traçado um retrato da Petrobras que é bem diferente daquele que tem sido visto na maioria dos veículos da grande imprensa. O consultor apontou que a empresa está em excelentes condições financeiras, enxuta, operacional e contabilmente sadia e com todas as condições de seguir investindo e crescendo, com projetos como as refinarias Premium I e II, no Ceará e no Maranhão”, enfatiza Chico Lopes.

Na audiência, Paulo César Ribeiro ressaltou que um eventual cancelamento da construção das refinarias, nunca confirmado pela Petrobras, prolongaria a manutenção do Brasil como um país exportador de matéria-prima e importador de produto final, com claras perdas econômicas.

“O especialista detalhou como a Petrobras precisa das refinarias para não permanecer sempre como um grande importador de diesel. O Brasil precisa refinar petróleo no território nacional, agregar valor ao seu produto. A sugestão do especialista é que tenhamos um maior percentual de refino no Brasil, inclusive que isso passe a estar previsto na legislação”, reforça Chico Lopes.

*Informações da assessoria do parlamentar.