Expoentes nacionais do PCdoB escolheram o Maranhão para fazer ato comemorativo aos 93 anos do partido, estado onde a legenda elegeu o primeiro governador de sua história, Flávio Dino.  Na segunda-feira (23), os principais líderes do partido discursaram na Assembleia Legislativa em São Luís (MA).

A sessão solene teve a presença do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, e dos deputados federais da sigla Jandira Feghali (RJ), Orlando Silva (SP), Rubens Pereira Júnior (MA) e Wadson Ribeiro (MG). O ato nacional destacou o simbolismo pelos 30 anos de legalidade ininterrupta, desde a redemocratização do país em 1985, com protagonismo dos comunistas nessa trajetória. Biografias dos “guerreiros” brasileiros que fizeram parte da história do PCdoB ao longo de 93 anos foram lembradas na cerimônia.

Em seu discurso, Rabelo fez um relato dos fatos marcantes da história do PCdoB e destacou a importância de Flávio Dino ter sido eleito governador pelo povo maranhense.
“O PCdoB esteve sempre em posição central de acirradas lutas políticas em defesa da soberania nacional, da democracia e da justiça social. Nestes 30 anos de legalidade, o PCdoB ocupou o posto de combate empunhando bandeiras avançadas na busca e realização do novo Projeto de Desenvolvimento Nacional, caminho indicado pelo nosso Programa para o avanço civilizacional em nosso país, no rumo da edificação de uma sociedade socialista”, afirmou o dirigente.

À frente da Bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (RJ) fez pronunciamento destacando a eleição de Flávio Dino para o governo do estado “foi uma vitória do Maranhão e foi, também, uma vitória do Brasil”.

Ao proferir o discurso de encerramento da solenidade, o governador Flávio Dino fez referência a diversos episódios que marcaram a história do PCdoB e frisou que a mudança ocorrida no Maranhão não terá retrocesso. “A vitória eleitoral de 5 de outubro passado foi só um passo. Agora, estamos diante do maior desafio das nossas vidas. Estamos diante, acima de tudo, do maior desafio da História do nosso Estado. E reafirmo: este é um governo que busca ao máximo a eficiência e é por isso que este é um governo que trabalha muito. O foco será sempre governar bem, governar com honestidade e melhorar a vida do povo do Maranhão”, disse Flávio Dino.

Com informações do Blog do Renato.