Foi instaurada nesta quinta-feira (26), na Câmara dos Deputados, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a violência contra jovens negros. A comissão contará com a participação do deputado federal, Orlando Silva (PCdoB-SP), que ocupará o cargo de vice-presidente. O objetivo é apurar os motivos e as consequências do desaparecimento e morte de jovens negros no Brasil.

Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que a cada três jovens assassinados no País, dois são negros. Em algumas capitais do Nordeste, a taxa de homicídio da juventude negra chega a ser 10 vezes maior que a taxa nacional de 29 homicídios para cada 100 mil habitantes. 

“Estes números de violência poderiam ser caracterizados como um genocídio da população negra. Nosso desafio nesta comissão é buscar compreender as raízes desse fenômeno e encontrar caminhos, por meio de políticas públicas, para um novo ambiente social que permita a esses jovens, segurança a ponto de serem capazes de realizar os seus sonhos”, diz Orlando Silva.

A CPI, proposta pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), tem o apoio de 188 parlamentares e será constituída de onze deputados federais e igual número de suplentes. A comissão terá um prazo de 120 dias para concluir os trabalhos.