Em janeiro deste ano, a Petrobras anunciou o cancelamento da construção da Refinaria Premium I, em Bacabeira (MA). O fato foi tema da primeira reunião da bancada maranhense na Câmara e gerou a convocação da diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambiard, esta semana na comissão externa que analisa o cancelamento das refinarias no Maranhão e no Ceará (Premium II).

Segundo Chambiard, os investimentos ainda não haviam sido comunicados à ANP pela Petrobras, portanto a agência não havia feito estudos a respeito dos empreendimentos. Chambiard afirmou, no entanto, que a médio prazo, o país precisará de mais refinarias de petróleo. Um dos papéis da ANP é autorizar a construção e a operação de novas refinarias no país.

Para o deputado Rubens Pereira Jr (PCdoB-MA), os investimentos precisam ser retomados. “O Maranhão tem um posicionamento geográfico estratégico, entre as regiões Norte e Nordeste. Por isso, tenho convicção de que, em um cenário mais favorável a investimento em um futuro próximo, a refinaria voltará a ser avaliada”.

*Informações da assessoria do parlamentar.