A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana o texto base do Projeto de Lei 7469/14, que estende até 2019 a atual política de valorização do salário mínimo, prevendo o reajuste pela variação real do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes e pela inflação acumulada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior. A votação dos destaques apresentados ficou para a próxima terça-feira (17). Uma das emendas que será analisada tem o objetivo de aplicar a regra de reajuste para as aposentadorias.

Para o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), a política de valorização do salário mínimo “tem sido muito útil para os trabalhadores e para a economia brasileira”.

Sobre a emenda, a base aliada do governo manifesta preocupação em aprovar um projeto que possa ser sancionado. A liderança do governo lembra que, em 2011, quando a presidenta Dilma Rousseff encaminhou o projeto de uma política anual de revisão do salário, a oposição fez “um carnaval” contra a proposta e hoje aprova a medida por unanimidade, defendendo a extensão do benefício para os aposentados.

Com informações do Portal Vermelho