A diversidade cultural do Carnaval de Salvador pode tornar-se Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) protocolou requerimento, na presidência da Câmara dos Deputados, no dia 10 de fevereiro, solicitando o envio de indicação ao poder executivo, por intermédio do Ministério da Cultura (Minc).

“O Carnaval de Salvador, com sua estética peculiar marcada pela presença do trio elétrico e da guitarra baiana, espaço de alegria e de multicultura, reúne todos os elementos necessários para ser registrado como bem cultural de natureza imaterial do povo brasileiro”, explica a parlamentar Alice Portugal.

A Unesco define o patrimônio cultural imaterial como aquele que "faz referência às práticas, representações, expressões, aos conhecimentos e ao saber transmitidos de geração em geração no seio de uma comunidade, criados para transformar (…) a interação entre a natureza e a história".

Anualmente é elaborada uma lista. O objetivo é proteger esse patrimônio, mantendo-o vivo e seguro, por intermédio da educação entre as comunidades.

De Brasília, Tatiana Alves
Com informações da assessoria da parlamentar