É importante impor a agenda das grandes reformas que o Brasil precisa para o desenvolvimento econômico. É assim que o novo parlamentar do PCdoB inicia o seu 1º discurso no Plenário da Câmara. João Derly (PCdoB-RS) é o único ex-atleta olímpico entre os 513 deputados federais. Ele afirmou que o esporte será o forte do seu mandato.

“Preciso reafirmar minha intenção e meu compromisso de discutir o esporte brasileiro em outro patamar. Vivi o esporte durante toda a minha vida. Vou defender o compromisso de fazer uma reforma tributária que busque justiça e que tire o fardo mais pesado das costas dos pobres e da classe média. A reforma política é outro debate que não podemos mais adiar”, garante João Derly.

O parlamentar foi atleta olímpico e, em 2005, foi o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial de judô. Dois anos mais tarde,  conquistou o bicampeonato mundial, feito que até hoje não foi igualado. Leia perfil.

Em seu primeiro dia de trabalho (02), Derly apresentou o Projeto de Lei (PL133/2015) que dará atendimento prioritário a jovens para ter uma casa própria. O projeto dispõe sobre a reserva de recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) para a população jovem com idade entre 18 e 29 anos.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a falta de recursos financeiros predomina entre os motivos apontados pelos chefes das famílias secundárias com idades até 45 anos, impedindo-os de formar novos domicílios e retardando a saída dos jovens da casa dos pais.

“É preciso garantir que uma parcela dos recursos voltados para habitação popular seja disponibilizada para a população jovem para que possamos combater a coabitação familiar involuntária, que tanto transtorno traz à vida daqueles que estão começando a construir o seu próprio núcleo familiar. Nesse sentido, o que queremos com este projeto de lei é garantir que pelo menos 15% (quinze por cento) dos recursos do FNHIS sejam direcionados aos jovens. Dessa forma, estaremos combatendo o déficit habitacional na sua origem e evitando que se perpetue a situação de descaso atualmente vivenciada pelos jovens do nosso País”, afirma João Derly.

De Brasília, Tatiana Alves