A primeira reunião da bancada maranhense na Câmara dos Deputados foi marcada pelo anúncio da Petrobras de não mais construir a Refinaria Premium I, no município de Bacabeira (MA). Nesta segunda-feira (2), o deputado Rubens Pereira Jr (PCdoB) apresentou requerimento de informações à Petrobras sobre o cancelamento da obra. Rubens Jr pediu uma cópia da ata da reunião que decidiu pelo cancelamento e o estudo técnico que apontou que o projeto não tinha viabilidade.

“A perspectiva de construção de uma refinaria da Petrobras no Maranhão mexeu com as expectativas de milhões de trabalhadores e de milhares de empresários”, afirmou Rubens Jr. “A população maranhense merece esclarecimentos sobre a decisão de interromper esse projeto”.

O anúncio do cancelamento da obra foi feito no final de janeiro, junto com a divulgação do balanço do terceiro trimestre da estatal. Segundo a empresa, os investimentos para a implantação das refinarias Premium I, no Maranhão, e Premium II, no Ceará, foram encerrados por conta dos resultados econômicos, as baixas taxas de previsão de crescimento dos mercados interno e externo, além da ausência de parceiro econômico para a implantação das refinarias.

A bancada debateu a possibilidade de pedir uma audiência no Ministério de Minas e Energia (MME) para tratar do assunto. Após 12 anos, a coordenação do grupo também muda. O deputado Pedro Fernandes (PTB) foi aclamado por unanimidade como o novo coordenador da bancada, já que Waldir Maranhão (PP), que havia sido indicado, declinou após a eleição para ser vice-presidente da Câmara.

Da Redação
Com informações da assessoria do parlamentar