Transformar em realidade reformas estruturantes para o Brasil, como a política, a da comunicação, a agrária e a urbana, é uma prioridade da líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (RJ), reeleita para o posto de comando da Bancada em 2015.

 Em reunião com a presença do presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, deputados do partido eleitos para a legislatura 2015-2019 decidiram pela manutenção de Jandira Feghali na liderança do partido na noite de quinta-feira (29/1).

"Será mais um ano de muita luta e conquistas progressistas, defendendo o campo da Esquerda, com ética, honestidade e compromisso social", garantiu a líder do PCdoB na Casa.

No ano passado, Jandira Feghali protagonizou disputas importantes para impedir retrocessos e garantir avanços no Congresso. Como aliada da presidenta Dilma Rousseff, Jandira liderou ações estratégicas na luta permanente pelas reformas estruturais necessárias ao desenvolvimento do Brasil. Para transformar a política, defendeu em todas as frentes o fim do financiamento privado nas campanhas eleitorais, fator que favorece a corrupção e estimula a influência do poder econômico no resultado das eleições. Em defesa da democratização da mídia brasileira, Jandira lutou pela aprovação de medidas que regulam a atuação dos veículos de comunicação. A ideia não é censurar, mas garantir pluralidade de informação e direitos básicos, como o de resposta. 

Em 2015, a ideia é continuar essas lutas, criando condições para o governo Dilma Rousseff também avançar na melhoria dos serviços públicos, como o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) e a Educação Básica. Outra frente de batalha é o enfrentamento de forças conservadoras e reacionárias no Congresso.

"Estaremos engajados, portanto, na construção de um Congresso ainda mais ativo e renovado para garantir as conquistas esperadas pelos brasileiros no próximo ano. Lutaremos para que a democracia se aprofunde ainda mais e não admitiremos nenhuma forma de retrocesso", assegurou Jandira Feghali.

De Brasília, Marciele Brum