Em 2014, Brasil e Vietnã comemoram 25 anos do estabelecimento de relações diplomáticas. Para marcar a data, uma delegação de parlamentares brasileiros visitou o país na última semana a convite da Assembleia Nacional Popular. A ideia era trocar experiências e aprofundar as relações.

“O Vietnã fortalecerá a amizade e a cooperação integral com o Brasil e aplicará medidas favoráveis para que as empresas brasileiras atuem em seu território”, afirmou o presidente do Comitê de Relações Exteriores da Assembleia Nacional vietnamita, Tran Van Hang. Segundo ele, o país precisa concentrar esforços na ampliação da infraestrutura, na erradicação da pobreza, na qualificação da mão de obra e na ampliação do financiamento dos negócios internos.

Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Vietnã, Jô Moraes (PCdoB-MG), destacou o esforço dos dois países em ampliar a cooperação em diferentes áreas e intensificar a integração comercial. “Expressão desse interesse foi a destacada presença de empresários vietnamitas, que têm negócios com o Brasil ou querem construir oportunidades”, disse a parlamentar, enfatizando a posição de destaque da Associação de Jovens Empresários do Vietnã.

“Para avançarmos na ampliação dessas relações é importante uma troca direta de informações e a superação de obstáculos entre órgãos governamentais, além da assinatura de acordos bilaterais, particularmente no terreno de produtos agrícolas. Medidas essas que ampliariam as trocas comerciais que já ultrapassam os dois bilhões de dólares”, afirmou a parlamentar brasileira.

Além de Jô integraram a delegação brasileira os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Inácio Arruda (PCdoB-CE), presidente da Associação de Amizade Brasil-Vietnã; os deputados Marcos Rogério (PDT-RO), Perpétua Almeida (PCdoB-AC), ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

A agenda bilateral entre o Brasil e o Vietnã ganhou impulso em 2007, quando ocorreu o encontro entre o então presidente Lula e o secretário Geral do Partido Comunista do Vietnã, Nong Duc Manh. A partir desse encontro, as partes desenvolveram a cooperação e o diálogo em matérias que englobam áreas como saúde, educação, cultura, esportes, tributação e turismo.

A parceria bilateral Brasil-Vietnã gerou alguns resultados concretos para o Brasil, como o apoio do Vietnã à candidatura brasileira a um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, o acordo bilateral de cooperação no setor de etanol (o primeiro firmado pelo Brasil com um país do Sudeste Asiático) e o acordo de cooperação na área de saúde e biomédicas.

Homenagem

No dia 19 de novembro, a deputada Jô Moraes e o senador Inácio Arruda foram homenageados pela Embaixada do Vietnã no Brasil com a medalha comemorativa “Pela Paz e a Amizade entre os Povos” – comenda dada a pessoas e organizações que contribuem para o fortalecimento das relações entre os povos.

Da Redação, com informações do Portal Vermelho