Um dos coordenadores da campanha à reeleição da presidenta Dilma Rousseff, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, participou do almoço da Bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (12).

Nome de confiança de Dilma, Rossetto apresentou aos 15 parlamentares um breve balanço dos resultados políticos, econômicos e sociais alcançados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidenta Dilma nos últimos 12 anos de gestão. O ministro aproveitou ainda para analisar a disputa eleitoral em 2014. “Tivemos uma vitória política extraordinária e heroica. A esquerda brasileira saiu vitoriosa. Essa eleição foi totalmente diferente das demais, só comparada à disputa de 1989. Uma agenda política importante saiu dessa campanha e terá de ser cumprida”, avaliou Rossetto.

O ministro destacou também a importância do PCdoB no aprofundamento do projeto político liderado por Dilma nos próximos quatro anos. No Congresso, o partido é estratégico na construção da escolha do futuro presidente da Câmara. Quem ocupar o cargo terá papel fundamental na definição dos rumos do país. À frente do PCdoB na Câmara, Jandira Feghali (RJ) destacou que a Bancada apoiará uma candidatura que agregue forças capazes de levar a Casa a dar andamento a uma pauta avançada, como as reformas política e da comunicação. “O futuro presidente da Câmara deve manter relação respeitosa com a presidenta Dilma. O Poder Legislativo não pode ser transformado em instrumento da oposição para tornar o governo federal refém de processos pouco republicanos”, afirmou a parlamentar.

Após a manifestação do ministro, os deputados do PCdoB avaliaram a atual conjuntura política e fizeram sugestões para os próximos passos do governo federal. 

De Brasília, Marciele Brum