A líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ) e a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), receberam nesta terça-feira (7), a visita do membro da direção nacional do Partido da Refundação Comunista da Itália (PRC) Ezio Locatelli.

A visita à Câmara dos Deputados e à Liderança do PCdoB se deu como parte de uma agenda de encontros e reuniões que o dirigente está cumprindo na intenção de compreender melhor o processo político eleitoral brasileiro. Segundo ele, a vivência do primeiro turno eleitoral no Brasil foi muito enriquecedora e ele pôde perceber o funcionamento de uma das maiores democracias do mundo e os debates em torno de pautas importantes para o Brasil e o mundo.

As deputadas apontaram a importância deste momento para o país, falaram sobre o acirramento da disputa eleitoral e da importância da manutenção do projeto político iniciado em 2002, ainda no governo Lula.

Para Ezio, este é um momento de definição importante não só para o Brasil e a América Latina. Segundo ele, na Europa também se aguarda o resultado “que terá impacto em um continente que hoje sofre com as maiores taxas de desemprego e pobreza das últimas décadas”. De acordo com o dirigente, a política fiscal baseada em pacotes de austeridade implementados pela troica (Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia) arrasaram o continente europeu, que hoje olha com esperança para uma vitória de Dilma Rousseff no segundo turno.

Ao se despedir, Ezio manifestou sua solidariedade aos comunistas brasileiros e desejou sucesso na defesa de suas ideias e implantação de suas propostas nos próximos anos. Também participaram da reunião os dirigentes do PCdoB, Augusto Madeira e Ana Prestes.

Da redação em Brasília