O ex-judoca  João Derly (PCdoB-RS) encerrou sua carreira esportiva oficialmente em 2012 – aos 31 anos, como único brasileiro a se tornar bicampeão mundial da modalidade, para encarar o desafio de entrar na política.  Foi eleito, no mesmo ano, o segundo vereador mais votado do pleito em Porto Alegre, com 14 mil votos. Em seu primeiro ano de mandato, presidiu a Comissão Especial da Copa do Mundo na Câmara de Vereadores da Capital gaúcha.

Em 2014, assumiu o comando dos trabalhos na Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece). A partir de fevereiro de 2015, assumirá o cargo de deputado federal pelo Rio Grande do Sul. Ao conquistar o primeiro mandato, João Derly agradeceu o apoio de todos que acreditaram em sua vitória.

"Farei valer o teu voto lutando por um país com mais oportunidades para todos", afirmou o parlamentar gaúcho.

Quem o convenceu a tentar a carreira política foi Manuela d’Ávila, hoje deputada estadual , eleita a parlamentar mais jovem do Congresso Nacional aos 26 anos, em 2007,sendo também reeleita em 2010.

A luta do jovem parlamentar, 33 anos, é por mais educação, esporte como inclusão social, cidades mais humanas e para inserir os jovens no projeto de desenvolvimento que está sendo construído.

Entre os títulos conquistados, estão 11 vezes o Campeonato Estadual de Judô, tricampeonato Brasileiro Adulto e bicampeonato Sul-Americano Adulto.  O gaúcho também foi campeão Mundial Júnior, campeão Pan-Americano Sênior e ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Por suas conquistas, em 2006, ocupou o primeiro lugar no ranking mundial de judô.

O deputado nas redes sociais:

Facebook João Derly oficial

Twitter João Derly oficial

De Brasília, Tatiana Alves