Eleito com mais de 82 mil votos, o pontagrossense Aliel Machado é o deputado federal eleito mais novo da bancada do PCdoB. Com 25 anos, construiu sua liderança política no movimento estudantil com apenas 15. Em 2005, presidiu a União Municipal dos Estudantes de Ponta Grossa (Umesp); entrou para União da Juventude Socialista (UJS) em 2006; em 2010, atuou como coordenador de juventude nas campanhas Dilma Rousseff e Gleisi Hoffmann, no município; e em 2012, elegeu-se vereador, assumindo, no mesmo ano, a presidência da Câmara Municipal.

A eleição dele à Câmara dos Deputados marcou mais um feito na trajetória política de Aliel. É a primeira vez que o município elege um candidato considerado “legitimamente de esquerda” para o cargo, com votação recorde para o jovem comunista, oriundo de uma comunidade pobre e representante de movimentos sociais.

No Congresso, Aliel terá o transporte público como uma de suas principais bandeiras. Pretende travar um debate para que haja uma nova política de transporte coletivo, mobilidade urbana e desenvolvimento. Ele também aposta no alinhamento com o governo federal para trazer recursos a Ponta Grossa e região.

“Sempre estive envolvido com o movimento estudantil e de bairros. A vontade de me candidatar também veio por ver meu bairro abandonado”, comenta Aliel. Com o ensino superior incompleto, além de vereador, atualmente preside a Mesa Executiva. O vereador diz que seu objetivo à frente da Câmara dos Deputados é a transparência do uso do dinheiro público e contribuir para assuntos relacionados à educação, juventude e transporte coletivo.

O deputado nas redes sociais:

Facebook.com/alielmachado

@alielmachado

De Brasília, Tatiana Alves 
Com informações da Rede Paraná Notícias