Alice Portugal: Educação, cultura e causas populares
A firmeza com que defende os interesses populares é uma de suas marcas. No calor dos debates, ela não teme seus adversários e enfrenta o embate de ideias e propostas que acredita que beneficiarão o povo brasileiro. Assim é Alice Portugal, deputada baiana, que iniciou sua militância no PCdoB em 1979 e está no seu terceiro mandato na Câmara dos Deputados, tendo sido reeleita em 2014. Leia também entrevista concedida ao Portal Vermelho.
Farmacêutica de profissão, Alice busca melhorias para a categoria no Parlamento. É uma das principais articuladoras na Câmara da votação do Projeto de Lei (PL) 2295/2000, que fixa em 30 horas a carga de trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Também foi figura importante para a aprovação do PL 4385/1994, que deu origem à lei 13.021/2014, que regulamenta a assistência farmacêutica e obriga a presença de um profissional no estabelecimento durante seu funcionamento.
Alice teve importante atuação na aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que destinou 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação brasileira; e na aprovação da aposentadoria das mulheres policiais – demanda antiga da categoria, que virou lei em 2014.
Entre os projetos que viraram leis, figura na lista da parlamentar o que instituiu o 02 de Julho – data simbólica para a população baiana – como data histórica no calendário das comemorações nacionais.
Alice figura entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso, segundo pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Preside a Comissão de Cultura, onde tem defendido a valorização do setor e concorre ao seu quarto mandato pelo partido.
A deputada nas redes sociais:
http://www.aliceportugal.org.br
http://www.facebook.com/deputadaaliceportugal
@Alice_Portugal
De Brasília, Christiane Peres