A bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados vem a público manifestar seu repúdio ao genocídio sionista promovido pelo Estado de Israel. Entre 1947 e 1948, mais de 800 mil palestinos foram expulsos de suas terras, cidades e aldeias durante a criação do Estado de Israel.

Desde então, os palestinos são alvo constante de ataques que se transformam em verdadeiros massacres. Uma luta desigual, fruto de uma injustiça histórica ainda a espera por reparação. Uma luta desigual, onde o lado mais forte, com o apoio dos Estados Unidos, se vale de armas de destruição em massa contra um povo alijado de sua terra. Em quatro dias de ataques, 100 mortos, mais de 500 feridos, entre eles mulheres e crianças.

Todas as tentativas de um acordo de paz têm sido frustradas por reações extremadas. Nós defendemos um acordo de paz livre do impedimento de grandes forças ou potências externas, sem conclusões bélicas.

Prestamos solidariedade às famílias dos adolescentes, judeus e palestinos, mortos em recentes ataques na Faixa de Gaza. Defendemos a soberania dos povos e o Estado da Palestina e o Estado de Israel, conforme Resolução 181 da Organização das Nações Unidas que, em 1947, decidiu por uma divisão do território. O Estado judeu deveria ter ficado com 54% da terra chamada de Palestina histórica. Os palestinos ficariam com 44%, e 2% seriam destinados a Jerusalém como cidade internacional. Em 1948, entretanto, Israel ocupou mais 24% do território, totalizando 78%. Em 1967, Israel ocupou, militarmente, 100% do território palestino, na guerra de Yom Kippur. Hoje, o que resta para os palestinos são apenas 8%, em territórios conhecidos como Faixa de Gaza e Cisjordânia.

Levantamos aqui a bandeira do povo palestino, o direito dos refugiados de retornarem ao seu chão. O direito de restabelecer seu território, sua soberania e, principalmente, o direito à liberdade e a uma vida digna. Sem muros, arames farpados e a dura realidade que, dia a dia, mata e dizima.

Viva a luta palestina por liberdade!

Pelo fim do genocídio sionista do povo palestino!

Pela criação imediata do Estado Palestino!

 

Bancada do PCdoB na Câmara dos Deputados