Em 02 de julho de 1823, as lutas travadas na Bahia expulsaram definitivamente as tropas portuguesas do Brasil, consolidando a libertação do país do domínio da coroa lusitana. A resistência é celebrada anualmente desde então, marcando uma das maiores festas cívicas do estado. A data, inclusive, foi instituída no calendário das efemérides nacionais em 2013, quando a presidente, Dilma Rousseff, sancionou o Projeto de Lei 61/2008, de autoria da deputada Alice Portugal (BA).

O cortejo, que leva milhares às ruas de Salvador, refazendo o percurso da batalha, contou com as presenças dos deputados comunistas Alice Portugal e Daniel Almeida (BA).

Para eles, a data é mais que uma simples comemoração, mas a consolidação da Independência do Brasil.

“Hoje é 02 de julho. Lembramos a batalha de homens e mulheres, negros, brancos brasileiros e indígenas em busca da libertação do jugo português. Refizemos o caminho da batalha, da Lapinha ao Pelourinho. E hoje reafirmamos: com tiranos não combinam brasileiros corações”, festejou a deputada Alice, autora de projeto de lei que restitui o nome Dois de Julho para o Aeroporto de Salvador.

Para o deputado Daniel Almeida, a data é um misto de civismo, política e manifestação popular. “É a celebração do sentimento de liberdade conquistada com luta e a vida de muitos heróis. O PCdoB sempre participa com entusiasmo ao lado do povo, pois nossa história tem essa marca de estar ao lado de quem mais precisa”, frisou.

A Independência do Brasil foi declarada por Dom Pedro I no dia 7 de setembro de 1822, no entanto, o exército português continuava resistindo e, por este motivo, dominava o território baiano, que declarou independência somente um ano depois, em 2 de julho de 1823. O processo de luta na Bahia representa o rompimento com a presença militar portuguesa.

A batalha pela independência consolidou o nome de Joana Angélica e outras personalidades que participaram dos conflitos que resultariam na derrota portuguesa. Os personagens ficaram conhecidos como “heróis da independência”.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB CD
Christiane Peres, com informações dos gabinetes dos parlamentares