Comissão de Cultura destaca o trabalho da “Hora da Criança”
A "Hora da Criança", fundada pelo professor baiano Adroaldo Ribeiro Costa e precursora da educação integral do educador Anísio Teixeira, conta com uma orquestra filarmônica, um núcleo de flauta e violino, oficinas de cenografia e iluminação e um teatro, que serve de laboratório para os jovens.
Para a deputada Alice Portugal, destacar o trabalho da instituição na Comissão de Cultura foi a oportunidade da Câmara dos Deputados conhecer a obra que se realiza ainda hoje na Bahia pela “Hora da Criança”. A deputada Iara Bernardi afirmou que o trabalho da instituição baiana foi pioneiro e trouxe um processo não comum nas nossas escolas públicas. “Aprovamos agora o Plano Nacional de Educação (PNE) e uma das metas que considero prioritária é melhorarmos a qualidade do ensino e a formação dos nossos estudantes e, principalmente, implantarmos a escola de tempo integral. A Hora da Criança nos mostrou que isso é possível”, destacou a deputada Iara.
A audiência contou com a presença de professores da instituição e ex-alunos que falaram da transformação que a “Hora da Criança” fez em suas vidas. “Entrei na instituição com dois anos de idade e hoje vivencio essa experiência com as crianças como professor. Foi um momento enriquecedor e contribuiu muito para o meu desenvolvimento, tanto pessoal quanto intelectual. Tive a oportunidade de experimentar uma realidade com crianças de todas as classes sociais. Essa integração foi muito importante, pois assim conseguimos tirar as barreiras que, muitas vezes, limitam a sociedade”, afirmou Mateus Almeida Russo, ex-aluno e membro da Hora da Criança.
Muito emocionada, a presidente da Hora da Criança, Josélia Almeida Santos, destacou o trabalho que desenvolve na “Hora da Criança”. “Fazemos um trabalho com muita dedicação e empenho e temos uma responsabilidade muita grande que é levar uma obra dessa a diante. O grande educador Adroaldo se preocupou a vida inteira com essa questão da educação. Ele ficava angustiado de como as escolas funcionavam e quis, com essa experiência, mostrar que é possível fazer uma educação de qualidade, de transformar e formar cidadãos felizes e bem situados na sociedade”, enfatizou a presidente Josélia.
Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB CD
Informações da assessoria Comissão