A deputada Perpétua Almeida (AC) sugeriu nesta terça-feira (6), em seminário promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, que os recursos oriundos do Código de Mineração sejam destinados para Defesa Nacional para fortalecer ações estratégicas, como o monitoramento e proteção das fronteiras.

O ministro da Defesa, Celso Amorim, explica que o Brasil tem elevado seus investimentos em defesa. Os investimentos no setor passaram de R$ 900 milhões em 2003 para R$ 8,9 bilhões em 2013, mas têm permanecido em 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB). O objetivo, segundo o ministro, é aumentar esse número para 2% em dez anos. A média mundial é de 2,6%.

O Ministro Amorim explicou que, além do aumento dos recursos, o setor se beneficiaria do aumento do poder de compra de outros órgãos como as empresas estatais, que também têm interesse em defesa cibernética. Ele ainda explicou que é preciso aumentar a cooperação internacional e a exportação de produtos de defesa.

A deputada acreana, presidente da Subcomissão Permanente para Acompanhamento dos Projetos Estratégicos das Forças Armadas, cobrou urgência na decisão política quanto ao financiamento do Plano de Articulação e Equipamentos de Defesa, com potencial para organizar a demanda e dotar de previsibilidade a obtenção de materiais e sistemas para as Forças Armadas. “Precisamos equacionar esta questão buscando regularidade e perenidade dos fluxos de recursos voltados para os projetos estratégicos”.

Assessoria de Comunicação
Liderança PCdoB CD
Com informações da assessoria da parlamentar