Na manhã desta quarta-feira (30), o deputado Daniel Almeida (BA) homenageou os trabalhadores em sua data mais importante, destacando a força e o suor do trabalho como principal instrumento de progresso e desenvolvimento de um país. Para ele, o 1º de maio celebra conquistas e reafirma bandeiras históricas, além de produzir reflexões sobre o rumo que o Brasil deseja dar aos direitos do seu trabalhador, que fazem parte de um pacto social e cuja defesa esteve sempre não só nas mãos de organizações de trabalhadores, mas também do Parlamento.

Segundo Daniel, pensar nesses direitos, no Brasil de hoje, é também pensar na agenda política da Câmara, que deve debater e colocar em votação propostas que podem trazer importantes avanços para a sociedade.

“Se houver vontade política, é possível termos em pauta, ao todo, 174 projetos analisados e discutidos. Entre eles, 39 que ainda aguardam parecer, 28 que dependem da designação do relator, 44 que estão prontos para serem colocados em pauta, um que aguarda análise do parecer, e quatro que esperam deliberação”, enumerou.

“Temos que votar os projetos da redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais (sem redução de salário); fim do fator previdenciário; garantia de permanência da política de valorização do salário mínimo; regulamentação dos novos direitos dos empregados domésticos; atualização da tabela do Imposto de Renda; mais recursos para saúde e educação; transporte público de qualidade; votação das Convenções 151 e 158; e, enfim, combate à política de precarização e terceirização dos serviços, entre outras bandeiras”, pontuou.

Para Daniel, é preciso acabar com a ideia de que o bolo deve crescer para depois ser dividido. “O PCdoB proclama e sustenta os direitos dos trabalhadores, porque o que está em jogo é o homem, a sua dignidade e o valor de seu trabalho. Meu Partido o faz com profunda e ardente convicção. Se quisermos avançar rumo a uma nova era de justiça social, precisamos dialogar ainda mais nesta Casa para alcançarmos, sobretudo, um sistema de garantias legais trabalhistas alimentado por valores verdadeiramente humanos. E, entre esses valores, é central a dignidade do trabalho.”

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB CD
Informações do gabinete do parlamentar