Durante o IV Encontro Nacional das Mulheres Policiais do Brasil, realizado na Câmara dos Deputados (26), a deputada Alice Portugal (BA) defendeu os direitos das mulheres policiais brasileiras.

“Para reafirmar a independência do Brasil constituímos uma heroína que hoje tem seu nome inscrito no Panteão dos Heróis Nacionais, a Maria Quitéria. Ela teve que vestir farda de homem para expulsar os portugueses da Baía de Todos os Santos que lá se alojavam um ano depois da independência do Brasil. Temos uma história de lutas e hoje as mulheres policiais ainda contam com uma aposentadoria diferente. Isso não existe. É necessário mudarmos essa realidade imediatamente. Estamos no mês de março, quando os homens nos dão flores, mas nós queremos além das flores, a igualdade”, afirmou.

As mulheres policiais lutam pela aprovação do Projeto de Lei 275/2001 que permite às policiais (Federais, Rodoviárias Federais e Civis) a aposentadoria depois de 25 anos de contribuição à Previdência Social, desde que estejam há 15 anos na carreira. Na semana passada, o Colégio de Líderes da Câmara pautou como prioridade o PL 275/2001.  

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB CD
Com informações da assessoria da parlamentar