Nesta manhã (11), o Plenário da Câmara realizou comissão geral para debater o fortalecimento das Forças Armadas. Para a deputada Perpétua Almeida (AC) é importante trazer esta discussão à Casa, “independente de opções ideológicas ou partidárias”, pela necessidade de se consolidar no país “um sistema de defesa ágil e moderno”.
 
Para a deputada, nos últimos 10 anos o governo tem dado mais atenção ao setor e vem priorizando seu aparelhamento. De acordo com Perpétua, agora, o passo necessário é fortalecer a indústria nacional de defesa. Para tanto, a parlamentar já apresentou duas propostas na Casa. A primeira, PL 6.454/2013, garante que o capital intelectual dessas empresas possa servir de garantia para acesso aos financiamentos públicos e privados, que incentivarão o desenvolvimento científico e tecnológico destas indústrias.
 
A outra é uma emenda ao código de mineração (PL 5.807/2013), que está tramitando na Câmara, que prevê que parte excedente dos royalties seja destinada aos projetos estratégicos de defesa.
 
“Temos potencial científico e tecnológico, competente visão empreendedora e experiente gestão empresarial, que botam nosso parque industrial em campo de concorrência no cenário internacional”, disse a deputada que preside a Subcomissão Especial de Projetos Estratégicos das Forças Armadas, na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.
 
Assessoria de Comunicação
Liderança PCdoB CD
Christiane Peres