A líder do PCdoB explicou como o Legislativo viabiliza as demandas sociais por meio das leis. Na abertura, Manuela lembrou o recado dado pelas ruas e as iniciativas do Congresso para responder aos anseios da população. 

O ano de 2013 foi palco de grandes manifestações populares que criticaram a atuação dos políticos e o papel do Estado na garantia de serviços públicos de qualidade (transporte, saúde e educação).

“As eleições se tornaram sinônimo de democracia e a exigência de instituições representativas sinônimo da reivindicação popular por soberania”, disse a deputada.

Manuela destacou ainda a importância da inovação tecnológica como mecanismo de participação popular nos projetos em tramitação no Congresso. O e-democracia da Câmara dos Deputados foi citado como exemplo. Mais de um terço das contribuições do relatório final do Estatuto da Juventude foi obtida por meio dessa ferramenta.

Outro ponto abordado foi a necessidade de uma reforma política ampla que, realmente, mude o sistema político brasileiro.

“Temos que mudar essa realidade. O poder econômico influencia perversamente o processo democrático. É preciso acabar com o financiamento privado das campanhas eleitorais”, relatou a líder.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Com informações da Assessoria da Deputada