De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças brasileiras sofre com a doença.  O sobrepeso atinge 34,8% dos meninos e 32% das meninas de 5 a 9 anos. Já a obesidade foi constatada entre 16,6% dos meninos e entre 11,8% das meninas. Os números são da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a levantamento de 2010.

Segundo o deputado e também médico, João Ananias, é importante levar o debate de prevenção para todo o país", opina.

Hoje são 39 projetos de lei na Casa sobre obesidade. Desse total, 15 são relacionados à reserva de espaço condicionado á obesidade, como assento próprio para obesos. “Ainda falta projetos e debates sobre prevenção”, avalia Ananias.

Segundo Patricia Jaime, coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, o Brasil diminuiu os casos de desnutrição e aumentou proporcionalmente os números de pessoas obesas desde a década de 70.

“A gente observa que depois dos 59 meses de vida uma boa parte dessas crianças introduzem alimentos na dieta que não são recomendados. 40% não consomem hortaliças. Além disso, deixam de dar o leite nos seis primeiros meses de idade”, afirma Patricia Jaime.
 

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves