Autor da homenagem, Ananias lembrou que o programa foi criado em 1973, e institucionalizado em 1975, com a missão de organizar a política nacional de vacinação da população brasileira e erradicar doenças que podem ser prevenidas.

Em seu discurso, João Ananias fez um resgate da história da imunização no país, destacando que a credibilidade do PNI o coloca como uma das mais relevantes intervenções na Saúde Pública no país.

“Nosso programa vem servindo de exemplo para muitas outras nações”, observou.  Ele acrescentou ainda a grande contribuição do programa na redução da mortalidade infantil.

João Ananias citou o conjunto de conquistas obtidas nos 40 anos de existência do PNI, tais como a erradicação da poliomielite, a eliminação da circulação do vírus autóctone do sarampo e da rubéola, a drástica diminuição da incidência de doenças como difteria, tétano, coqueluche e diarréia por rotavírus.

Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância Epidemiológica do MS, representou o ministro Alexandre Padilha. Barbosa destacou a importância dos municípios para o êxito das campanhas de vacinação e do PNI.

Além de parlamentares, participaram da sessão representantes de vários programas do Ministério da Saúde (MS), como Carla Magda Domingues, coordenadora geral do PNI, representantes de associações de classe, entidades da área de saúde, Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, Conselho dos Secretários Municipais de Saúde.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Colaboração da Assessoria do Deputado