A líder do PCdoB na Câmara, Manuela D’Ávila, ajudou a construir o texto. A proposta de plebiscito de reforma política abrange três questões: financiamento de campanhas; a possibilidade de apoio via internet para projetos de iniciativa popular; e a coincidência entre as eleições municipais e federais.

Manuela D’Ávila destacou que o PCdoB está ao lado da presidenta Dilma Rousseff na defesa da consulta.

– Esse processo deve ser deflagrado pelo Congresso, sendo feito o mais rápido possível. As manifestações de rua merecem respostas efetivas. E, em meio à crise de representação, as pessoas não aceitarão uma solução pronta vinda do Legislativo sem debate prévio – explicou a deputada.

Os quatro partidos agora iniciam o processo de coleta de 171 assinaturas de deputados necessárias para que o projeto de decreto legislativo (PDC) comece a tramitar na Câmara.

Perguntas – A proposta traz cinco perguntas à população: Você concorda que empresas façam doações para campanhas eleitorais?; Você concorda que pessoas físicas façam doações para campanhas eleitorais?; Você concorda que o financiamento das campanhas eleitorais deve ser exclusivamente público?; Você concorda que a população participe, opinando e propondo pela internet, quanto à apresentação de proposta de emenda à Constituição (PEC), projeto de lei complementar (PLP) e projeto de lei ordinária (PL)?; Você concorda que as eleições para presidente, governadores, prefeitos, deputados, senadores e vereadores devem ser realizadas no mesmo ano?

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Com informações da Agência Câmara