No período da manhã, os parlamentares se reuniram com líderes partidários para cobrar a votação da PEC. Os líderes dos partidos foram favoráveis à matéria. Mas a liderança do governo foi contra a proposta. O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), tentou mediar à conversa e defendeu a PEC 556/02, que concede aos soldados da borracha e seringueiros os mesmos direitos concedidos aos ex-combatentes, lembrando que todos estão acima de 80 anos.

Diante da negativa da liderança do governo de apoiar a votação, a deputada Perpétua Almeida decidiu fazer uma campanha nas redes sociais para mobilizar a sociedade em prol da votação da PEC e sensibilizar o governo. “Precisamos que vocês ajudem, numa grande campanha na Internet, mandando email, mensagens, cartas pedindo ao que votem a PEC, vamos todos entrar nesta campanha”, defendeu.

Para o deputado Márcio Bittar (PSDB), é importante garantir o direito dos Soldados da Borracha já que a maior parte deles já passou dos 80 anos. “Garantir o direito dos Soldados da Borracha é uma articulação que a bancada do Acre e outros estados da Amazônia devem se empenhar”. Já o deputado Flaviano Melo (PMDB-AC) destacou a importância da união.“A bancada do Acre está unida para aprovar a PEC dos Soldados da Borracha. Estou articulando com meu partido para que possamos garantir o reconhecimento desses heróis do Brasil”.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Informações da Assessoria da Deputada