O PCdoB já teve duas parlamentares coordenadoras da bancada: Jandira Feghali (RJ) e Alice Portugal (BA). “A presença das parlamentares do PCdoB nos espaços em que se discute a questão da mulher é uma constante. Proporcionalmente, temos a maior bancada integrada por mulheres.  São 40 % do total”, avalia.

Para a eleita, a escolha pela coordenação foi uma construção da presença da legenda. “O partido, por não se envolver em nenhuma das grandes polêmicas eleitorais, acumulou condições de conduzir a bancada em um momento complexo e difícil”.
 
A deputada Jô Moraes manifesta-se preocupada com dois grandes temas polêmicos provocados por setores conservadores que sáo a criação de uma CPI sobre o aborto e o chamado " estatuto do nascituro".  “Essas duas sugestões ao nosso ver, representa um retrocesso ”, afima Jô.
 
Quanto a projetos que tramitam na Casa e precisam ser aprovados prontamente, a deputada destaca a PEC 590/06, da deputada Luiza Erundina (PSB/SP), que garante a presença das mulheres nas mesas diretoras da Câmara e do Senado e nas comissões. Outro destaque é o PL 6653/2009 de autoria da Deputada Alice Portugal que combate o preconceito e a discriminação da mulher no mercado de trabalho. 
 
Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD

Tatiana Alves