Grupos de servidores de vários estados, em conjunto com a direção da FENAJUD, se concentraram no auditório Nereu Ramos, nesta terça, na Câmara dos Deputados, em um ato de mobilização pela aprovação do projeto. Participaram do ato a autora da PEC deputada Alice Portugal (PCdoB) e o relator da PEC deputado federal Manoel Junior (PMDB-PB) entre outros deputados que defendem a aprovação. Também compuseram a mesa de abertura o assessor parlamentar Marcus Verlaine, o deputado Onofre Agostini (PSD-SC), o presidente da Fenajud, Valter Macedo, e os diretores da federação, Elisabete Rangel e Volnei Rosalen.

 
A deputada federal Alice Portugal explicou que no primeiro momento,a aprovação da PEC, não apresenta custos para o erário público e ressaltou a importância do apoio dos deputados em colocar a matéria na ordem do dia: “Se não há custos está mais fácil e quanto mais requerimentos chegarem à mesa, mais representatividade terá”. Para Alice, o trabalho importante para a aprovação da proposta é a sensibilização dos lideres partidários, lembrando também do contato direto com cada parlamentar.
 
 
Alice reafirmou o compromisso com os servidores do judiciário, “estamos aqui para o que der e vier para fazer valer os interesses da categoria. Esse é um movimento de retomada da mobilização. A aprovação da PEC 190/07 é de suma importância por ter uma concepção de que o judiciário tem apenas uma função, a função judicante, apenas com diferença nas esferas do poder público onde são executadas essas tarefas, no âmbito da União e dos Estados. Portanto, é preciso que exista similitude de nomenclaturas, piso salarial e do ordenamento profissional dos servidores”, explicou.
 
O presidente da Fenajud, Valter Macedo, disse que o primeiro objetivo da plenária é a mobilização. “Precisamos acreditar! Você tem que querer a PEC 190, é trabalhar em cada Estado para mobilizar. É uma pauta do sindicato. Se tivermos o princípio de querer isso vamos mobilizar e ter gente disposta a vir integrar-se a esta luta".
 
Marcus Verlaine, assessor parlamentar do DIAP, acrescentou que a mobilização também deve ser feita nos estados. 
“Se vocês dialogarem com os parlamentares de suas bases, eles vão estar aqui, então as lideranças vão se comprometer com movimento em prol da PEC 190. O acesso aos lideres começa nos Estados”. Ele disse ser otimista com a mobilização,“é um trabalho árduo que começa a ser construído hoje. Pelo menos necessitamos de uma agenda organizada para todas as quartas-feiras".
 
Durante a atividade ficou definida a articulação de grupos de servidores de vários estados, em conjunto com a direção da FENAJUD, que farão visitas aos gabinetes dos deputados, com objetivo de sensibilizar para que a PEC, entre na ordem do dia e seja colocada em plenário para votação. A PEC já passou por todas as Comissões e está pronta para ser aprovada.
 
Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Informações da Assessoria da Deputada