Representando a classe artística, como presidente do colegiado que defende políticas públicas para o setor, Jandira foi enfática: “Isso só mostra a mente doentia desse parlamentar. Ele afasta, cada vez mais, a possibilidade de presidir aquela comissão. Pregar a morte de jovens, de artistas, dizendo que foi vontade de Deus, é um absurdo”, disse. Ainda segundo a deputada, o pastor não representa milhões de evangélicos no País e suas ideias: “O que percebemos é que ele não traduz o pensamento de vários religiosos, tanto neopentecostais ou católicos. Pregar o ódio contra outro ser humano é absolutamente preocupante”, abordou.

Sistema Nacional de Cultura – A posição política de Jandira foi feita na abertura de audiência com os secretários estaduais de Cultura do Rio Grande do Sul, Luiz Antônio de Assis Brasil, do Distrito Federal, Hamilton Pereira da Silva e o coordenador do Sistema Estadual de Cultura e representante da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, Delmar Cavalcante. Eles debateram com os parlamentares do colegiado ações para promover a adesão de munícipios ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Os gestores destacaram durante o debate que é preciso que haja um trabalho do Ministério da Cultura com os secretários municipais a fim de capacitá-los para a utilização dos recursos provenientes do Fundo.  De acordo com o coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Delmar Cavalcante, houve caso em que municípios do estado do Rio devolveram o recurso financeiro destinado à cultura porque não havia pessoas capacitadas para realizar o processo administrativo. Delmar destacou também a necessidade de se rever certos pontos da legislação que trata da aplicação dos recursos culturais: “É preciso pensar na reformulação dos editais de cultura para programar ações e implantar políticas estruturantes e planos culturais regionais”, disse.

Para Jandira, a audiência pública com os secretários levantou pontos importantes. Segundo Jandira, é preciso sempre ter uma visão concreta das ações culturais. A parlamentar destacou que a Comissão de Cultura terá um papel fundamental, o de intermediar o dialogo entre estados, municípios e o Ministério da Cultura para conseguir mais orçamento para a área cultural e debater leis em tramite no Congresso Nacional e leis que já funcionam.

Assessoria de Comunicação

Liderança do PCdoB/CD

Informações da Assessoria da deputada