“Governos somente mudam a realidade se os movimentos sociais e o povo exigirem as mudanças de verdade”, afirma a líder do PCdoB na Câmara, deputada Manuela D’ ‘Avila (RS). A parlamentar se une à luta pela destinação dos royalties do petróleo e do Fundo Social do pré-sal e 10% do Produto Interno Bruto para financiar a educação.

“O Brasil de verdade transformado é o que usa 10 % do PIB para educação e usa seu recurso para transformar a realidade Nós mudamos muito o Brasil nos últimos anos com Lula e Dilma, mas quando os movimentos sociais saem às ruas nós dizemos: nós não mudamos o tanto que queremos mudar e essa transformação somente acontecerá com educação e com o povo na rua”, acrescenta.

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, afirma que a pauta central da mobilização é a educação, tema central da mobilização. “Queremos chamar a atenção da sociedade, do Congresso e do governo”. A defesa de Iliescu é compartilhada pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes). 

A jornada já passou por São Paulo, Fortaleza, Manaus, Curitiba e vai atingir outras capitais até o fim de abril. A expectativa  é a de que uma comissão seja recebida na quinta-feira (4) pela presidente Dilma para apresentar a pauta de discussões.

Assessoria de Comunicação

Liderança do PCdoB/CD

Tatiana Alves com informações da Agência Brasil