No dia 5 serão entregues os prêmios do concurso de curta-metragem sobre a Lei Maria da Penha, iniciativa da Procuradoria da Mulher em parceria com a Secretaria de Comunicação e com apoio do Banco Mundial, para as cinco produções escolhidas pela bancada, que ganharão, cada uma, R$ 10 mil.

Também no dia 5, a Bancada Feminina irá escolher uma deputada titular e uma suplente para participar, em missão oficial, do G20 Parlamentar. O encontro ocorrerá na Cidade do México, de 3 a 6 de abril.

No dia 6 haverá sessão solene do Congresso, no Plenário do Senado, às 11h, em que serao concedidosos diplomas a cinco mulheres na 12ª edição do prêmio Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Entre as agraciadas que se destacaram nas áreas de assistência social, direitos femininos, saúde e educação estão a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), a educadora Adélia Moreira Pessoa, as ativistas Amabília Vilaronga de Pinho Almeida e Telma Dias Ayres e a missionária Luzia Santiago.

Também na quarta-feira será aberta a exposição fotográfica “Somos mulheres e políticas, nós podemos: reforma política e empoderamento político e econômico”, no hall da Taquigrafia, às 10h. A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 27.

Após a inauguração da mostra fotográfica, as deputadas farão uma caminhada pela Câmara, partindo da Galeria das Deputadas – Tribuna Palavra de Mulher.

Na quarta-feira (6), a Câmara receberá a exposição fotográfica “Somos mulheres e políticas, nós podemos: reforma política e empoderamento político e econômico”. As obras estarão expostas no Hall da Taquigrafia até o dia 27.

No dia 7, ainda sem horário definido, será aberta a exposição Mulher Angolana, no 10º andar do Anexo IV.  No dia 8, das 10h às 12h, no auditório Nereu Ramos, workshop sobre krav maga dará ênfase à defesa pessoal para as mulheres. No dia 12, às 17h, serão lançados os livros “Palavra de mulher – oito décadas do direito de voto”, “Meu nome é mulher” e “Poeira e Batom no Planalto Central”, no Café do Salão Verde.

Durante esta semana, a Câmara votará projetos que garantem direitos às mulheres, e apontadas como prioritárias pela Bancada Feminina, entre eles o projeto de lei nº 6653/2009, de autoria da deputada Alice Portugal, que trata da igualdade de oportunidade para mulheres e homens no mercado de trabalho; a ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias a todas as mulheres gestantes ou adotantes (PEC 30/07, apensada à PEC 515/10, do Senado); e o PL 60/99, da deputada Iara Bernardi (PT-SP), que dá prioridade no atendimento em hospitais às mulheres vítimas de violência sexual.

Também neste mês, as deputadas Rosane Ferreira (PV-PR) e Luiza Erundina (PSB-SP) organizarão atividades alusivas às mulheres vítimas da ditadura militar.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD