O prêmio, concedido deste 2000, foi instituído para homenagear pessoas ou entidades que com seu trabalho ou ações se destacam na defesa e na promoção da educação no Brasil. A premiação ocorrerá em sessão solene na Câmara dos Deputados, em data ainda a ser definida.

Jandira Feghali explica que o prêmio a Lula se justifica por ter sido ela o presidente que mais investiu em educação, transformando o perfil da educação nacional. Autodidata, durante seus dois mandatos o orçamento da educação mais do que triplicou, saltando de R$ 17 bilhões, em 2003, para R$ 65 bilhões, em 2010.

Em seu governo foi criado o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), de caráter estruturante, com metas claras e um sistema transparente de avaliação dos resultados. Também articulou 54 programas para fortalecer o sistema educacional público, o que reduziu as desigualdades sociais e regionais na educação, ampliando a formação de professores e melhorando a qualidade do ensino.

O Senai, criado em 1942 por iniciativa do empresariado do setor industrial, é o maior complexo de educação profissional e tecnológico da América Latina, qualificando mais de 2,3 milhões de trabalhadores brasileiros a cada ano. Também apoia empresas em 28 áreas industriais, e tem como missão a promoção da educação profissional e tecnológica, a inovação e a transparência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira.

Já o Movimento todos pela Educação é uma entidade financiada exclusivamente pela iniciativa privada e tem como objetivo contribuir para que o Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à educação básica de qualidade. Seu propósito é o de assegurar o direito sagrado das crianças mais pobres, principalmente  as que frequentam a escola pública, de terem acesso à aprendizagem e à cidadania.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Com informações do Blog da Liderança