Na semana passada, por ocasião da Cúpula Ibero-americana realizada em Cádiz, Espanha, a presidente Dilma Rousseff afirmou que “o processo de paz entre Israel e Palestina, cujo único caminho possível é a coexistência pacífica dos dois Estados, permanece como condição fundamental para a paz na região e no mundo".

Esta Comissão, a exemplo do que já fez o governo brasileiro, exorta às partes para que firmem um cessar-fogo imediato e reabram as negociações que contemplem a criação do Estado Palestino com garantias de segurança para o Estado de Israel, uma solução de dois estados para dois povos.

Brasília, 21 de novembro de 2012
Deputada Perpétua Almeida (AC)
Presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional

Leia abaixo as notas da Cúpula do Mercosul e da Cúpula Ibero-americana:

Nota nº 281 – 17 de novembro de 2012
Comunicado do MERCOSUL sobre a situação entre Israel e Palestina
“Os chefes e as chefes de Estado do Mercosul expressam sua mais firme condenação em vista da violência que se desenvolve entre Israel e Palestina e que se vem intensificando no transcurso das últimas horas. Lamentam profundamente a perda de vidas humanas e manifestam sua preocupação com o uso desproporcional da força.
Ante esta grave situação, os Chefes e as Chefes de Estado do Mercosul instam as partes a uma cessação imediata da violência e conclamam ao Conselho de Segurança das Nações Unidas a assumir plenamente suas responsabilidades.
Da mesma forma, expressam seu apoio à solicitação do Estado da Palestina de adquirir status de Membro Observador da Organização das Nações Unidas.
Enviam uma mensagem clara e sincera a Palestina e Israel de que o caminho para a superação da presente crise passa pela diplomacia e pelo diálogo”.

 

Também os países participantes da Cúpula Ibero-americana de Cádiz emitiram a seguinte nota:

Cúpula Ibero-americana – Comunicado Especial sobre o Oriente Médio
“As Chefes e os Chefes de Estado e de Governo dos países ibero-americanos, reunidos em Cádiz, Espanha, por ocasião da XXII Cimeira Ibero-Americana:
Expressam a sua grande preocupação pela recente escalada de violência observada na Palestina e em Israel.
Deploram a perda de vidas civis e esperam que a procura de uma solução para o conflito se verifique exclusivamente por meio do diálogo e da diplomacia.
Apelam às Partes para que interrompam imediatamente as hostilidades e retomem, no prazo mais breve possível, o processo de paz”.