A solenidade será às 18h30 no plenário do Senado. Em seguida, no Salão Negro, haverá o ato de iluminação do prédio, uma parceria com o Governo do Distrito Federal, que permanecerá durante todo o mês de outubro iluminado com lâmpadas da cor rosa.

Também este  mês haverá eventos para lembrar às mulheres que é preciso prevenir o câncer de mama.

O Outubro Rosa é uma campanha internacional de informação sobre essa doença que, quando diagnosticada precocemente, tem muito mais chance de ser curada.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCa), o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

Ainda segundo o INCa, no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente, informa o INCa. Segundo o instituto, estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

O INCa informa que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD