Congresso adere à campanha Outubro Rosa
Ao comentar a informação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que anunciou a criação de um programa de mamografia móvel , a líder do PCdoB na Câmara, deputada Luciana Santos (PE), ressaltou a importância da medida para as mulheres, principalmente daquelas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).
"Acreditamos que tão importante como a conscientização da mulher em conhecer seu corpo é o Estado oferecer às mulheres, de todas as classes sociais, condições de diagnóstico decente. Esperamos que o compromisso do ministro Padilha, de ampliar a oferta de exames de mamografia, se torne uma realidade em todos os cantos deste país. Precisamos fortalecer o SUS, universalizando realmente o acesso à saúde de toda a população", afirmoui.
Para Luciana Santos, líder da maior bancada feminina proporcionalmente na Câmara, com 40% de deputadas, "é inadmissível que ainda tenhamos que registrar o câncer de mama como a segunda causa de incidência da doença entre as mulheres em pleno século 21".
A seu ver, é preciso ter consciência de que a "percepção precoce de qualquer anomalia em nossos corpos". Segundo ela, a campanha é importante para essa conscientização, "mas também o Estado deve dar às mulheres condições para que o diagnóstico precoce se torne uma realidade", afirmou a líder do PCdoB.
Além da solenidade desta segunda, a programação inclui um bate-papo informativo sobre a doença. Será dia 18 de outubro, às 9h30 no auditório Freitas Nobre (Anexo IV), com o ginecologista Sílvio Paixão, a mastologista Salete Chen e a cirurgiã Kátia Tôrres Batista. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce.
Leia mais sobre o tema aqui.
Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD