Ao apresentar seu tema em mesa com especialistas, Jandira Feghali relatou sua experiência no combate à violência infantil no Brasil. A parlamentar fez sua exposição sobre os temas: “Trabalhando com autoridades e parlamentares para debater a violência na vida de crianças jovens” e a “ A experiência do trabalho no Congresso Nacional brasileiro e região, na defesa de um plano nacional para as crianças jovens, incluindo temas como maus tratos a crianças e violência familiar e uma lei para banir o castigo corporal”.

Jandira apresentou dados do Mapa da Violência de 2012 contra crianças e adolescentes, do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, e discorreu sobre o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes no Brasil, por meio de leis e Programas de Governo, como o mais recente, o Programa Brasil Carinhoso.

“Os desafios do Congresso Nacional são enormes. Precisamos regulamentar os artigos da Constituição, estabelecer um diálogo com toda a sociedade, incentivar campanhas de prevenção às famílias de todas as classes sociais. Nosso esforço é no sentido de eliminar a miséria no Brasil e temos vontade política para isso”, concluiu a parlamentar.  Jandira encerrou a apresentação com um vídeo oficial do programa Brasil Carinhoso.

Jandira, que integra no Congresso um grupo de 12 parlamentares que prepara um projeto de lei que servirá de Marco Legal para a Primeira Infância no Brasil, defendeu a criação de um plano nacional para as crianças na primeira infância e a lei que proíbe o castigo corporal.

Jandira Feghali, que é vice-presidente da Frente Parlamentar da Primeira Infância no Congresso Nacional, ressaltou que “a experiência trazida do encontro certamente permitirá um olhar mais abrangente e perspectivas reais para avançarmos em políticas públicas para a primeira infância no Brasil”.

As evidências, disse ela, comprovam a importância de investimentos voltados aos primeiros anos de nossas crianças. “Nosso papel é no sentido de priorizar e dar relevância aos cuidados com a primeira infância no Brasil e no mundo. As crianças na primeira infância são vulneráveis à violência, pois dificilmente irão identificar ou acusar seus agressores”, disse a parlamentar.

O Encontro Internacional em Lima é promovido pelos  Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Mulher e Populações Vulneráveis do Peru, Fundo das Nações Unidas Para a Infância – UNICEF, Movimento Global pela Criança da América Latina e do Caribe e Fundação Bernard Van Leer da Holanda.

O objetivo é discutir estratégias e políticas públicas para erradicar a violência contra crianças na primeira infância (0 a 5 anos), conhecer a agenda de cada país para eliminar todas as formas de violência, orçamento e políticas integradas de eliminação da pobreza e do abandono, proibição legal de violência contra crianças e sistematizar dados e pesquisas para possibilitar investigações e planejamento.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Com informações da Assessoria da Deputada