A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência Contra a Mulher do Congresso Nacional esteve nessa segunda-feira (27) em Uberaba em audiência pública para discutir a violência de gênero na cidade e as formas de inibir o problema. A iniciativa foi do vereador Lourival Santos (PCdoB).

A deputada Jô Moraes (MG), presidente da CPMI, afirma que é fundamental a participação de toda a sociedade. Ela lembrou dois casos recentes. Um dos homicídios aconteceu no dia 19, sendo a vítima esfaqueada na frente dos filhos. Em julho, outra mulher foi estrangulada e seu corpo jogado em um riacho, crime que teve a ajuda de outro homem. O casal tinha dois filhos e uma das crianças sofreu tentativa de envenenamento.

“Esses indicadores revelam a necessidade de medidas urgentes não só pontuais, mas principalmente de médio e longo prazos, envolvendo crianças, adolescentes e jovens”, ressalta a presidente do colegiado.

A CPMI da Violência Contra a Mulher já visitou e promoveu audiências públicas e sindicâncias em nove estados: Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas, Paraná, São Paulo e Bahia.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD