A deputada acreana ocupou a tribuna para elogiar a decisão da presidenta Dilma Rousseff, que encaminhará Medida Provisória à Câmara para reduzir a carga tributária incidente sobre a conta de energia.

Perpétua Almeida, em sintonia com as determinações da presidenta Dilma, exortou os governadores a reduzirem o ICMS sobre a tarifa de energia. "Na maior parte dos estados, o ICMS é o maior encargo sobre a tarifa de energia elétrica. A presidenta Dilma está incentivando a redução do ICMS e esse desconto tem que chegar até o nosso Acre. É importante lembrar que essa questão é uma luta antiga dos acreanos", lembrou.

Segundo dados do Governo Federal, 45% da fatura de energia refere-se à cobrança de impostos. Desse modo, a redução no custo da energia pode representar uma economia de até 10% no valor total da fatura. Perpétua Almeida lembrou, ainda, que o fornecimento de energia no Acre é um dos piores do Brasil. "Vários empresários no Acre amargaram prejuízos diante dos apagões e falhas no fornecimento de energia no estado. Somos testemunha do descaso na transmissão da energia e das péssimas condições das instalações para transmissão até a residência dos pais de família do Acre".

O fornecimento de energia no Acre depende da produção elétrica em Rondônia. Para a deputada Perpétua Almeida, a dependência gera instabilidade no serviço elétrico acreano. "É preciso investir na melhoria da distribuição e de transmissão. Isso ajudaria a reduzir o preço e a melhorar a qualidade do serviço prestado à população acreana. Além disso, o empresário que dispõe de um serviço elétrico eficiente acaba investido mais no seu negócio. Essa confiança acaba gerando mais emprego e renda. Agora quero fazer aqui um apelo, não só ao governador do meu estado, mas aos governos de todos os estados do Brasil: escutem o conselho da presidenta Dilma e reduzam a taxa de ICMS da energia elétrica no nosso país!".

Outro ponto criticado pela deputada acreana é o preço pago pela população pelo serviço de energia elétrica. No entendimento de Perpétua Almeida, uma revisão no preço das tarifas ajudaria a melhorar as condições de vida da população que vive na faixa de pobreza no estado. "A renda per capita no Acre é uma das mais baixas do país e pagamos a mesma tarifa que outros estados mais ricos. Precisamos reduzir o custo da energia elétrica. É inadmissível que as pessoas comuns tenham que pagar de imposto muito mais do que o que elas consomem. Portanto, todo o apoio à decisão da presidenta Dilma. Vamos, no Brasil inteiro, todos os governadores, reduzir a taxa de ICMS e de energia elétrica no nosso país".

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Com informações da Assessoria da Deputada