O comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, detalhou perspectivas de gastos para 2013 durante uma reunião informal em que a deputada Perpétua Almeida (AC) representou a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, com a participação da deputada Jô Moraes, vice-presidente da Frente Parlamentar Pró-Antártica.

Os oficiais pediram a colaboração dos congressistas para alcançar metas orçamentárias importantes para o exercício de 2013, sem as quais, segundo a Marinha, não seria possível desempenhar a contento atividades fins, como o controle de áreas marítimas, a projeção do poder sobre terra, manutenção do poder naval, garantia de operações humanitárias em países como Haiti e Líbano, a assistência hospitalar por meio dos Navios da Esperança a populações ribeirinhas, em especial na Região Amazônica, dentre outras. A necessidade mínima, segundo o comandante, seria de R$ 7,6 milhões.

A deputada Perpétua Almeida, presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, disse que a Comissão “está disposta a analisar cada prioridade e contribuir com projetos de interesse das Forças Armadas”.

O início da recuperação da capacidade operacional da Estação Antártica foi citado como uma das metas de maior importância. Por hora, os valores pleiteados destinam-se à remoção dos escombros e aquisição de módulos de emergência para retomar o funcionamento normal das atividades de pesquisa na base que pegou fogo há cerca de dois meses.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Vanessa Marques, da CREDN