Às vésperas da Rio+20, Acre desperta interesse de chineses
Durante as visitas que fez às empresas chineses e às autoridades com as quais teve a oportunidade de conversar, inclusive o primeiro-ministro Web Jiabao, a deputada, que é presidenta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, destacou o esforço do governo Tião Viana para atrair investidores.
"Fico feliz pelo Brasil incentivar as parcerias com a China. São dois países emergentes que podem se ajudar a crescerem juntos. Temos muito a aprender com um povo que consegue ser organizado, mesmo sendo a maior população do planeta", observou a deputada acreana.
Os chineses demonstraram interesse em conhecer as experiências desenvolvidas pelo Governo do Acre e apresentaram projetos para exploração, no Brasil, do mercado de tablets e smartphones, além de esclarecer a intenção de importar conceitos bem sucedidos no setor energético.
Por ocasião da Conferência Mundial do Clima, a Rio +20, cuja abertura se dará na próxima quarta-feira, Perpétua Almeida, que articulou a composição de deputados que representará a Câmara Federal no evento, agendou o reencontro com os membros do Comitê Central do Parlamento Chinês.
No Riocentro, a deputada , que representará os interesses do Brasil e da Amazônia perante líderes de mais de 180 países, ocupará uma gabinete no mesmo espaço destinado a Fernando Collor de Melo, que preside a mesma comissão no Senado, o presidente do Congresso, José Sarney, e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.
A Rio +20 tem objetivo de renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável a fim de erradicar a pobreza e redefinir conceitos para uma economia verde eficiente.
Brasil China – Durante a estada de uma semana na China, os deputados brasileiros visitaram empresas e estatais naquele país.
No Instituto de Automatização e Pesquisa de Nanjing, da empresa Nari, ligada ao Grupo State Gred, o vice-presidente e diretor-geral de Cooperação Internacional do Grupo, Zhigang Du, informou que a expectativa de receita da estatal para 2012 é de U$ 30 bilhões.
"Sabemos que o Brasil possui muito conhecimento em tecnologia no setor elétrico. Nós aprendemos muito na implantação do sistema transmissão de energia da Usina de Três Gargantas, aqui na China. Juntos podemos compartilhar muitas experiências", afirmou o executivo.
Nari é uma estatal chinesa instalada no Parque Tecnológico Pukou, na província de Jiangsu, e atua na produção de equipamentos e sistemas de automatização e controle de geração e distribuição de energia elétrica, eólica e solar, em controle de tráfego de trens e, inclusive, no desenvolvimento e montagem de automóveis elétricos. O Grupo State Gred exporta para mais de 60 países, emprega 24 mil trabalhadores, conta com uma subsidiária no Rio de Janeiro e também atua junto à Usina de Itaipu.
Assembleia Popular de Jiangsu – A comitiva de parlamentares brasileiros foi recebida pelo secretário-geral do Partido Comunista Chinês de Jiangsu e presidente da Assembleia Popular da província, Luo Zhijun, na região central de Nanjing.
Luo explicou que a província de Jiangsu é responsável por mais de 16% das exportações da China e que captou, em 2011, U$ 32bilhões em investimentos estrangeiros. Outro orgulho do líder é de que o PIB per capita de sua província ultrapassa os U$ 10 mil, o maior da China.
"Nossa prioridade atual é elevar os investimentos em tecnologia para diminuir as diferenças na qualidade de vida de quem vive na cidade e no campo", informou Luo. E completou: "Vamos estimular nossas empresas para que busquem realizar mais negócios com o Brasil, inclusive nas áreas da educação e da cultura".
Trem da Alta Velocidade – Os deputados conheceram ainda o Trem de Alta Velocidade produzido totalmente com tecnologia desenvolvida naquele país. A comitiva viajou em um trem da China Railway Highspeed (CRH) de Shangai a Nanjing, percorrendo uma distância de quase 400 quilômetros em cerca de 1h15, mesmo com duas paradas. A velocidade média do percurso foi de 310 km/h.
Em Nanjing, a comitiva foi recebida pela vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular da Província de Jiangsu, Bai Suning. Nanjing é a capital de Jiangsu e possui uma população de aproximadamente 13 milhões de pessoas.
Os deputados retornam ao Brasil neste fim de semana.
Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Informações da Secom/CD