O deputado João Ananias (CE) reconheceu que a situação é crítica e que  é preciso agir rápido para minimizar os efeitos da estiagem na região. De acordo com o deputado, a reunião foi pontual e objetiva.

O ministro disse que a principal preocupação, no momento, é cuidar da velocidade na implementação das medidas emergenciais e de infraestrutura hídrica já tomadas pelo governo.

“A contribuição da bancada nordestina é muito importante, agilizando a votação de matérias em tramitação no Congresso Nacional, inclusive medidas provisórias pertinentes a essas ações”, observou o ministro na abertura da reunião.

O ministro pediu atenção máxima a dois projetos de lei – o de número 6.381/05, que institui a Lei Nacional de Irrigação, e o PL 2.203/11, que cria o Plano de Cargos e Carreira (PCC) do Departamento Nacional de Obras Contra à Seca (DNOCS).

Foram pauta do debate, a renegociação das dívidas agrícolas, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a importância de acelerar as obras do projeto de integração do Rio São Francisco e da Ferrovia Transnordestina e liberação das linhas de crédito especiais com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste para atender aos setores produtivos rural, industrial, comercial e de serviços dos Municípios.

Assessoria de Comunicação
Liderança do PCdoB/CD
Tatiana Alves, com informações do Ministério da Integração