Leia a íntegra da nota lida em plenário ontem, dia 2, comunicando o desfazimento do Bloco PSB/PCdoB na Câmara dos Deputados.

COMUNICADO


As bancadas do Partido Socialista Brasileiro – PSB e do Partido Comunista do Brasil – PCdoB avaliaram que com a saída do PTB do Bloco, em março passado, ensejou a perda de certas prerrogativas regimentais que o Bloco trazia para a ação parlamentar, não justificando mais sua continuidade. O PSB e o PCdoB consideram que a convergência política que os une na Câmara será melhor continuada em uma aliança informal, que permite a ação individual, mas coordenada das duas Bancadas.

Consideramos que o Brasil enfrenta um momento em que a crise internacional atinge nossa economia de forma preocupante. O crescimento vem sendo reduzido e nossa indústria se recente de uma forte concorrência, decorrente, de imediato, das políticas de desvalorização monetária praticadas pelos países desenvolvidos.

Nesse momento, os motivos que unem o PSB e o PCdoB na ação eleitoral e parlamentar são reforçados. Consideramos que a prioridade de coligações das duas legendas para as eleições futuras deve continuar.

Na ação parlamentar, apoiamos as iniciativas do governo Dilma contra os efeitos da crise internacional, e consideramos que medidas estruturantes mais ousadas devem ser adotadas em relação às ainda elevadas taxas internas de juro, em defesa da nossa moeda e da competitividade da indústria.

Tendo em vista a continuidade dessa aliança, as duas Bancadas decidiram que seus Líderes devem manter consultas permanentes, visando construir uma pauta de proposições prioritárias para o ano legislativo de 2012.

Brasília, em 2 de maio de 2012.

 

Luciana Santos                                        Sandra Rosado
Líder do PCdoB                                        Líder do PSB